Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

O dente pode escurecer depois do tratamento de canal?

Drª Patrícia Pizzo

Existem muitas razões para que o dente mude de cor. As causas mais comuns são os hábitos alimentares e a falta ou a maneira incorreta de realizar a higiene bucal. Mas, quando o paciente já passou por um Tratamento de Canal, existem possibilidades do dente escurecer, tanto pelas razões que o levaram ao tratamento como hemorragia ou necrose pulpar, quanto pela utilização de produtos, ou condutas que possam ter sido realizadas durante o procedimento.

É possível prevenir o escurecimento do dente ou sua acentuação após o Tratamento do Canal, realizando-se uma correta limpeza dos canais radiculares, a obturação adequada do canal e a restauração do dente com materiais apropriados.

Deixar de fazer o Tratamento de Canal com receio do escurecimento do dente não é uma alternativa sábia. É importante ressaltar que uma das causas do escurecimento interno do dente, e que reflete na estética, é a hemorragia ou necrose pulpar.

E quanto mais tempo essa infecção permanecer dentro do dente, mais escuro ele pode ficar, o que dificultará o seu clareamento posteriormente.

Portanto, se o seu dentista achar necessário o Tratamento Endodôntico (canal), não ignore essa recomendação, pois sintomas mais graves podem se manifestar como febre e até mesmo uma infecção bacteriana aguda na boca.

Em alguns casos, pode ser até mesmo necessária a internação hospitalar para que seja aplicada medicação intravenosa, como aconteceu recentemente, por exemplo, com a modelo Renata Banhara, caso amplamente divulgado pelos meios de comunicação.

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style