Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

Orientações Cirúrgicas Pós-operatória

Drª Patrícia Pizzo

O não seguimento das orientações descritas abaixo pode comprometer o resultado da cirurgia. Portanto, siga-as rigorosamente e em caso de haver qualquer dúvida entre em contato com o cirurgião.

1. Evitar: exposição ao sol, alimentos quentes e duros e esforços físicos, pelo menos até o retorno para remoção dos pontos;

2. Descansar e dormir com a cabeça mais elevada (ficar sentado (a) ao descansar e colocar travesseiros sob a cabeça na hora de dormir), evitando abaixar;

3. Escovação normal dos dentes e língua, evitando as áreas da cirurgia;

4. Fazer bochechos leves e passivos 3 vezes ao dia com antisséptico bucal, iniciando somente 24 horas após a cirurgia;

5. Passar vaselina liquida ou cremes protetores nos lábios para mantê-los lubrificados, evitando ressecamentos.

6. Caso haja febre alta, edema e dificuldade de abrir a boca por mais de três dias, dor persistente ou sangramento exagerado, entre imediatamente em contato com a equipe da Clínica Patrícia Pizzo Odontologia;

7. Seguir rigorosamente os horários das medicações prescritas.

Primeiras 24 Horas (1ºdia):

1. Dieta líquida ou pastosa, fria ou congelada. Por exemplo: sorvete, vitamina de frutas, iogurte, sopas frias.

2. Bolsa de gelo na face: aplicar por 10 minutos com intervalo de 5 minutos.

Recomenda-se proteger a pele com vaselina ou cremes hidratantes antes da aplicação do gelo, para evitar queimaduras. O gelo é extremamente importante para evitar hemorragias e inchaços intensos.

3. Manter repouso: evite esforços físicos mais intensos, exposição ao sol, esportes, etc.

4.Evite ficar cuspindo, fazer bochechos vigorosos, ou sugar canudinhos, isto estimula o sangramento nas primeiras horas após a cirurgia. Um pequeno sangramento é normal. Se ocorrer um sangramento mais intenso, morda firmemente uma gaze sobre a área da cirurgia por uns 30 minutos.

5. Manter a higiene bucal através de escovação com escova dental macia e, na área da cirurgia, efetuar a limpeza com um cotonete úmido em uma solução antisséptica, soro fisiológico ou água salina. A higiene e extremamente importante para evitar complicações ou infecções pós-cirúrgicas.

6. Manter a cabeça mais elevada ao deitar-se, utilizando um travesseiro alto ou dois travesseiros normais.

7. Não puxar os pontos, retornar após 7 dias para a remoção dos mesmos.

De 24 a 48 horas após a cirurgia (2º dia):

1. Dieta pastosa a temperatura natural;

2. Manter repouso;

3. Evitar cuspir ou fazer bochechos mais vigorosos;

4. Manter higiene bucal;

Após 48 horas (a partir do 3º dia)

1. Dieta livre conforme tolerância;

2. Manter repouso;

3. Fazer bochechos com solução antisséptica ou soro fisiológico ou água salina morna (1/2 colher das de chá de sal em um copo de água morna) no mínimo 6 vezes ao dia;

4. Manter a higiene bucal;

5. Se o rosto estiver inchado após 48 horas da cirurgia, fazer compressas mornas na face de 4 a 6 vezes ao dia, até desinchar.

Observações:

– O inchaço após a cirurgia é considerado normal. Ele atinge seu pico máximo em cerca de 48 horas e geralmente dura 4 a 6 dias. As vezes o inchaço é muito acentuado e pode ocorrer uma dificuldade de abrir a boca.

– Raramente poderão ocorrer hematomas ou equimoses (manchas arroxeadas na pele). Isso é considerado normal para algumas pessoas e depende do tipo de cirurgia realizada e desaparece após 7 a 14 dias.

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style