Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

O que é Fluorose?

Drª Patrícia Pizzo

A fluorose é uma condição provocada pela exposição excessiva dos dentes permanentes, ainda em formação, ao flúor. Em geral, isso ocorre por meio da ingestão acidental ou não-acidental de produtos com flúor por um período longo de tempo, meses ou anos, na época em que os dentes estão se formando, sendo o maior risco entre 22 e 26 meses de vida.
POR QUE OCORRE ESSE EXCESSO DE FLÚOR?

 

Na maioria dos casos, há um erro no uso da pasta de dente, enxaguantes bucais e outros produtos fluoretados. Como o flúor já é ingerido na água, todos os outros produtos fluoretados devem ser cuspidos ou enxaguados logo após a higienização bucal, evitando a exposição por um tempo muito longo.

O que acontece é que, devido ao gosto agradável dos produtos infantis, muitas vezes as crianças acabam engolindo esses produtos — aumentando, consequentemente, o consumo de flúor.

QUAIS SÃO OS SINAIS DE FLUOROSE?

O excesso de flúor interfere na formação do esmalte dentário e acaba provocando manchas em todos os dentes. Na maioria dos casos, há pequenas manchas brancas sutis que passam despercebidas pelos pais e pela criança.  Mas em casos mais severos, as manchas são maiores e variam de uma coloração esbranquiçada a enegrecida, podendo comprometer a estética e a autoestima da criança e do adolescente.

A FLUOROSE É GRAVE?

Não. A fluorose não torna os dentes mais fracos, mais propícios a cáries ou provocam qualquer outra alteração. A única consequência é a alteração de cor, o que pode provocar prejuízos estéticos.

 

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style