Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

Quanto tempo leva um Tratamento de Canal?

Drª Patrícia Pizzo

Às vezes é possível tratar o canal de um dente em uma única sessão, quando o “nervo” (polpa) do dente está inflamado, mas ainda não “morreu”. O tratamento nesses casos é chamado de biopulpectomia e quase sempre pode ser realizado durante uma única sessão, porque a proliferação de bactérias não é tão grande.

Já quando o dente está inflamado ao ponto de necrosar (morrer), o nome dado ao procedimento é a necropulpectomia e, na maior parte dos casos, será preciso algumas visitas ao dentista para finalizar o Tratamento de Canal.

Isso porque, nesses casos, a proliferação de bactérias é muito maior dentro do dente, o que torna mais difícil eliminá-las.

Quando a escolha é por múltiplas sessões, para ajudar a controlar a infecção, o dentista usa medicação dentro do dente entre as consultas.

A infecção dentro de um dente necrosado pode formar uma “bolinha” na gengiva (chamada de fístula). Nesses casos, é bem comum que o dentista troque a medicação dentro do dente várias vezes, ou mesmo até que a bolinha desapareça (o que significa o controle da infecção).

Várias trocas dessa medicação dentro do dente significam algumas idas ao consultório do seu dentista, por isso o Tratamento de Canal, em alguns casos, pode ser um pouco mais longo.

Outro fator importante, que pode tornar o tratamento um pouco mais longo, é a presença de canais curvo e/ou atrésicos (estreitos) ou calcificados (onde o caminho do canal é preenchido por material dentário impedindo a passagem dos instrumentos para tratar o canal).

Ou seja, quanto mais complexo for o procedimento, mais sessões podem ser necessárias e, ao mesmo tempo, a maior complexidade do problema torna ainda mais necessário que ele seja resolvido, o quanto antes para evitar danos a sua saúde.

O seu dentista, especialista em Endodontia, é quem decide a quantidade de sessões necessárias para o Tratamento de Canal, com base em exames clínico, radiográficos e na resposta do organismo de cada paciente ao tratamento.

Faça o seu Tratamento de Canal conosco! Agende agora a sua consulta.

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style