Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Disfunção da ATM e Bruxismo

A ATM (Articulação Temporomandibular) é a articulação que liga a mandíbula ao crânio (osso temporal). Essa articulação pode sofrer vários distúrbios, prejudicando assim sua função e são chamados de DTM (Distúrbio Temporomandibular).

No vídeo abaixo, a Drª Patrícia Pizzo explica as principais causas, diagnóstico e tratamento do bruxismo:

SAIBA MAIS

Existem muitos sintomas da DTM dentre eles: dores de cabeça (muitas vezes se assemelhando com enxaqueca), dores de ouvido, dor e pressão atrás do olhos, estalos ou dor ao abrir e fechar a boca, dor nos músculos da mastigação, dificuldade ao mastigar ou morder, limitação de abertura bucal (trismo), inchaço no rosto, torcicolo e mudança na oclusão dentária da pessoa (a forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam).

Normalmente as DTMs são de origem multifatorial, mas as principais causas podem ser enumeradas abaixo:
- Hábitos parafuncionais como apertamento dental (ficar apertando um dente contra o outro) e bruxismo (ficar rangendo os dentes);
- Ausências dentárias sem a sua correta reabilitação;
- Contatos prematuros em lateralidade e protrusão mandibular;
- Perda de dimensão vertical (altura do terço inferior da face menor);
- Stress.

Para diagnosticar corretamente uma DTM, o seu dentista irá realizar uma avaliação completa e poderá solicitar radiografias panorâmicas, seriadas de ATM, tomografias ou ressonância magnética. Ele irá examinar os músculos e tecidos da cabeça e pescoço à procura de sinais de inflamação e desgaste.

Embora não haja cura única para a DTM, existem diferentes tratamentos que podem reduzir consideravelmente os sintomas. O seu dentista poderá:
- Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular por meio de calor ou por meio de medicamentos tais como relaxantes musculares, analgésicos e antiinflamatórios;
- Produzir uma placa miorrelaxante caso exista o hábito de ranger ou apertar os dentes;
- Aplicar técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula;
- Fisioterapia;
- Acupuntura;
- A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) utiliza correntes elétricas de baixa tensão para relaxar os músculos faciais e articulações, além de proporcionar o alívio da dor;
- Atualmente existe outra modalidade de tratamento com aplicação da toxina botulínica (o famoso Botox®) para imobilização dos músculos masseter e temporal. Esse tratamento envolve as reaplicações a cada 6 meses.

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style