Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

Tudo sobre Retração Gengival

Drª Patrícia Pizzo

Sabe aquela sensação de que seu dente está ficando mais longo ou aumentando cada vez mais?

Quando você percebe que por conta disso, o seu sorriso não tem a mesma harmonia e seus dentes passam a ficar mais sensíveis?

Essa impressão tem NOME, CAUSAS e TRATAMENTO!
Você já ouviu falar em “gengiva retraída”?

A gengiva retraída ocorre quando o tecido gengival se retrai fazendo com que a raiz dos dentes fique exposta a retração, ou seja, a gengiva se afasta do lugar de origem, trazendo consequências a toda região bucal.

Esse processo deixa a área sensível e faz com que o tecido saudável da gengiva forme um colar de proteção em volta dos dentes.

DE QUE FORMA É CAUSADA?

O problema da gengiva retraída pode surgir por conta da má escovação dos dentes, ou quando a pessoa aplica muita força na escovação utilizando cerdas duras.

Vários outros traumas dentais podem também levar a causa da retração, além da hereditariedade e o mau posicionamento dos dentes durante o processo de crescimento.

É muito importante repensarmos nossa escovação, começando pela escolha da escova a ser utilizada – elas devem ser macias ou extra macias.

COMO PREVENIR E TRATAR A RETRAÇÃO GENGIVAL?

O processo de escovação é muito importante ter atenção com a força colocada sobre a escova, para não abusar da rigidez em lugares tão sensíveis.

Use esse momento do seu dia para relaxar, tenha paciência e delicadeza durante a higienização dos seus dentes. Cerdas duras e excesso de força na escovação podem ser um dos maiores percussores da gengiva retraída.
Mas não é apenas a força na escovação que pode causar a gengiva retraída. Existe outras fatores que também podem ser responsáveis por esse problema:

• Lesões de cáries não tratadas;
• Escovação traumática;
• Movimentação ortodôntica;
• Prótese fixa mal colocada;
• Fluxo salivar baixo.

COMO POSSO TRATÁ-LA?

Para tratar a gengiva retraída, o Cirurgião Dentista especialista em Periodontia, irá fazer uma limpeza profunda, removendo qualquer material da retração para corrigir os dentes. Essa correção é feita através do uso de aparelho ortodôntico.

Já na parte que envolve a estética, técnicas cirúrgicas podem auxiliar no tratamento. O procedimento consiste em retirar um pedaço da gengiva de algum outro lugar, geralmente do céu da boca, e colocar no local da retração.
Essa cirurgia é muito delicada e tende a algumas restrições para ser realizada. Dessa forma, é necessário que o paciente vá até o Consultório Odontológico para uma avaliação.

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style