Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

Afta: uma lesão que incomoda

Drª Patrícia Pizzo

A afta é uma úlcera que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta, úvula… São lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.

Todo mundo já teve pelo menos uma afta ao longo da vida, inclusive, 20% da população sofre com aftas recorrentes. São mais comuns em pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens, tendendo a diminuir sua incidência com o passar dos anos.

Apesar de serem lesões benignas, as aftas são muito dolorosas e muitas vezes atrapalham atividades simples como falar, comer e beijar.

A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz. As aftas que demoram mais tempo para curar são aquelas que surgem em locais onde há contato constante com os dentes ou com alimentos, sofrendo traumatismos repetidos ao longo do dia.

As aftas não são contagiosas, mas as suas causas não estão completamente esclarecidas. Parecem ser provocadas por desbalanços no sistema imune. Alguns dos gatilhos conhecidos são:

– Traumas locais, como mordidas acidentais;
– Estresse psicológico;
– Poucas horas de sono.
– Helicobacter pylori, a mesma bactéria que causa úlcera gástrica;
– Algumas pastas de dentes que contenham sódio-lauril-sulfato;
– Refluxo gastroesofágico;
– Comidas a exemplo de chocolate, café, refrigerantes, tomate e abacaxi;
– Cigarro;
– Alterações hormonais durante o ciclo menstrual;
– Deficiência de algumas vitaminas e minerais, como vitamina B12, vitamina C, zinco, ferro ou ácido fólico;
– Uso de anti-inflamatórios.

Normalmente, não é necessário tratamento. Na maioria dos casos, a afta desaparece sozinha. O foco principal do tratamento de aftas, quando a dor fica insuportável, desta forma pomadas com anestésico podem ser indicadas por seu dentista. Outro tratamento que pode ser realizado é a laserterapia.

Manter a higiene oral regular é importante para que bactérias da boca não cause uma infecção mais grave.

Agende a sua consulta conosco pelos telefones: (61) 3024-1777 | (61) 99904-1777.

19/10

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style