Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

Bráquete autoligável é a melhor opção, sempre?

Drª Patrícia Pizzo

Atualmente, os bráquetes autoligáveis têm sido associados a tratamentos mais rápidos e eficazes, o que desperta a curiosidade em compará-los ao sistema convencional.

Ao contrário dos bráquetes tradicionais, os autoligáveis dispensam ligaduras tanto elásticas quanto metálicas. Ele possui uma quarta parede que abre para inserir o fio ortodôntico e depois é só fechá-la na pressão manual.

A literatura é farta em concluir que essa característica diminui, ostensivamente, a resistência do atrito entre fio e bráquete, o que promove uma movimentação dentária mais contínua e de forma mais leve.

Além disso, existem alegações sobre uma maior expansão transversal dos arcos neste tipo de sistema.

Tenho reparado constantemente no consultório um uso indiscriminado deste sistema sem um diagnóstico e indicação corretos. Apesar da euforia inicial a respeito dos autoligáveis, uma Odontologia baseada em evidências deve prevalecer.

Ainda são necessários estudos para avaliar o efeito da expansão promovida por esse tipo de tratamento, para assim evitarmos mais um capítulo sobre recidiva na história da Ortodontia.

Deve-se ter em mente que os autoligáveis são apenas uma nova ferramenta, sendo mais uma opção para o clínico e para o paciente ortodôntico.

Esses bráquetes possuem indicações específicas. Agende a sua consulta conosco pelos telefones (61) 3024-1777 ou (61) 99904-1777.

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style