Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

Bruxismo e apertamento dental: o que é, sintomas e causas!

Drª Patrícia Pizzo

Bruxismo é um ato parafuncional de ranger os dentes de forma rítmica durante o sono e também durante o dia. Esse ranger dos dentes leva a conseqüências maléficas ao corpo, como o desgaste quase completo dos dentes, dores articulares ou musculares. O apertamento dental é o ato de manter os dentes em oclusão o tempo todo causando uma contração muscular dos músculos da face. Ambos são hábitos parafuncionais e devem ser tratados.

Eles pode acontecer em todas as idades, desde adultos até crianças, e sua incidência é maior em mulheres do que em homens.

A forma mais comum de bruxismo ou apertamento é durante o sono, quando o paciente não tem controle de sua musculatura. Durante o dia também pode acontecer o ranger dos dentes de forma involuntária. Este último é mais fácil para a pessoa notar o hábito deletério e parar.

Estudos mostram que o estresse é o grande vilão do bruxismo ou apertamento. Nosso estilo de vida, cada vez mais corrido, gera uma carga grande de ansiedade e cansaço o que leva a hábitos parafuncionais.

Os tratamentos envolvem mudança de estilo de vida, atividades físicas, acupuntura, fisioterapia na articulação, uso de placas miorrelaxantes e hoje em dia, o uso de toxina botulínica para imobilização dos músculos masséter e temporal.

Paciente submetido a tratamento ortodôntico onde foram removidos dois dentes inferiores para tratamento da má oclusão. Paciente fez clareamento dental conjugado (laser e caseiro) e fez plástica dental nos 4 dentes superiores.

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style