Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

Estomatite Infantil

Drª Patrícia Pizzo

Estomatite é uma infecção viral bastante comum em crianças e provoca várias feridinhas (ou aftas) na boca e garganta, causando muitas vezes grande desconforto e dor.

Apesar de ser duro ver a criança sofrer, geralmente não há motivos para muita preocupação.

 

 

COMO A ESTOMATITE APARECE NA CRIANÇA?

A maioria das pessoas carrega os vírus que causam o problema. Na realidade, o quadro de estomatite de seu filho pode ser sinal da primeira infecção com o herpes simples tipo 1 (HSV-1), um vírus que quase todos nós “pegamos” na primeira infância e carregamos dentro do corpo para o resto da vida.

Outro vírus, o coxsackie, também pode provocar estomatites e a chamada doença de mão, pé e boca (também caracterizada por pequenas lesões nestas partes).

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ESTOMATITE?

As feridas são pequenas (de 1 a 5 milímetros de diâmetro), acinzentadas ou amareladas no centro e avermelhadas por fora.

As lesões podem aparecer na gengiva, na parte interna das bochechas, no fundo da boca, nas amígdalas, na língua ou no céu da boca. As gengivas podem ficar ainda inflamadas e sangrar facilmente.

Como essas aftas costumam ser doloridas, seu filho possivelmente ficará irritado, vai babar mais que de costume e perderá o apetite e até a sede (dói para engolir).

Mau hálito e febre (de até 40 graus centígrados) também podem aparecer, e os gânglios do pescoço tendem a ficar inchados e sensíveis.

A primeira coisa para lembrar é que, como é uma infecção causada por vírus, antibióticos não fazem efeito nenhum. As lesões na boca devem passar em uma ou duas semanas.

ALGUMAS DICAS PARA ALIVIAR OS SINTOMAS:

– Medicamentos à base de paracetamol ou ibuprofeno podem ajudar a diminuir a dor e a febre – Embora a criança não tenha vontade de beber nada por causa da dor ao engolir, é importantíssimo mantê-la hidratada.;

– Tente oferecer bebidas mais frias, não ácidas e não gasosas — água, milk shakes ou sucos diluídos (de maçã, por exemplo).

– Procure dar alimentos mais frios também, como sorvete e iogurte, e comidas menos temperadas, a exemplo de macarrão só na manteiga ou com azeite e purê de batata ou mandioquinha.
Agende a sua consulta conosco pelos telefones: (61) 3024-1777 | (61) 99904-1777.

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style