Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

Frenectomia: o que é isso?

Drª Patrícia Pizzo

Frenectomia é a designação atribuída a uma pequena cirurgia que consiste em cortar e remover o freio, que é uma “prega” fina de tecido fibroso (tipo membrana), presente na boca. Temos no lábio superior e inferior e um na língua.

Por que se faz isso?

Muitas vezes o freio labial provoca um espaçamento (diastema) entre os dentes por estar em tamanho aumentado (bem diferente do normal). Muitas pessoas não gostam de ter um diastema, e acham esteticamente feio. Procuram então um cirurgião-dentista para corrigir o problema usando aparelhos ortodônticos.

Não é só diastema que o freio pode provocar. Pode provocar problemas periodontais e o acúmulo de resíduos quando muito grande.

Muitas vezes o ortodontista indica a cirurgia para a remoção do freio, pois a presença de um excesso de freio labial poderá provocar – depois de retirado o aparelho a nova abertura do diastema.

Nem todo freio provoca diastema, claro…. Como foi dito, somente os que possuem inserção bem baixa, entre os incisivos ou, às vezes, até além deles.
A época ideal para se fazervrsta cirurgia é quando os caninos superiores irrupcionam.

E como é feita a cirurgia?

É uma cirurgia bem simples, com anestesia local, e feita no consultório. Remove-se a parte do freio que está inserida próxima aos dentes, fazendo com que a inserção desse freio fique mais longe desse local. Depois sutura-se a região. A cirurgia do freio não significa que o diastema se fechará sozinho. Haverá a necessidade de uso de aparelho ortodôntico ou o aumento da coroa dos incisivos com resina ou facetas para resolver o problema!

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style