Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

O que é Agenesia Dental?

Drª Patrícia Pizzo

A Agenesia Dental caracteriza-se pela ausência congênita de dentes, acometendo cerca de 5% a 7% da população, sendo mais prevalente na dentição permanente. Em alguns casos, a agenesia dental pode estar associada a certas síndromes, como à de Down e à Displasia Ectodérmica.

Porém, a principal responsável é a hereditariedade, o que torna difícil qualquer manobra de prevenção.

Com a evolução da espécie e o uso de alimentos cada vez mais cozidos e moles, a tendência é ir diminuindo o número de dentes da nossa arcada. A gente brinca que quem tem agenesia são seres humanos mais evoluídos.

A agenesia ocorre mais com os últimos dentes de cada série: dos incisivos, os laterais; dos pré-molares, os segundos e dos molares, os terceiros (siso).

O diagnóstico é feito pela observação da ausência de um ou mais dentes, pela presença do dente de leite que ainda permanece na boca em época que já deveria ter sido substituído ou ainda por meio de radiografias.

As alternativas de tratamento vão desde o fechamento dos espaços da agenesia com aparelho ortodôntico até a manutenção dos mesmos para futura reposição dentária por meio de prótese ou implantes.
A decisão entre fechar ou manter os espaços vai depender de cada caso devendo levar em consideração o perfil do paciente, o tipo de má oclusão, se o espaço está mais aberto ou já quase fechado e outros fatores.

Um especialista em Ortodontia capacitado saberá decidir pelo melhor caminho.

Agende a sua consulta conosco pelos telefones: (61) 3024-1777 | (61) 99904-1777.

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style