Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

Teste da Linguinha é obrigatório

Drª Patrícia Pizzo

O seu bebê ganha muito com isso. Todas maternidades e hospitais do país são obrigados por lei a realizar o Teste da Linguinha em bebês recém-nascidos (nas primeiras 24 horas).

Como é feito esse procedimento e para que serve?

A realização do teste da linguinha é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois através desse exame poderá se detectar eventuais problemas de fala, como a “língua presa”.

O exame consiste em verificar se existe alteração no frênulo (conhecido como freio), que é a membrana que liga a parte inferior da língua ao assoalho (ou a base, como preferir) da boca. Caso seja detectada a “língua presa”, um pequeno corte na membrana é realizado.

E você sabe por que o Teste da Linguinha precisa ser feito logo nos primeiros dias do bebê? A resposta é que uma eventual má formação da membrana da língua pode prejudicar seriamente a amamentação e o desenvolvimento da fala.

Quanto mais tarde for detectada a língua presa, mais complicada fica a recuperação (principalmente quando já é adulto), pois a pessoa já sofreu enormes prejuízos no desenvolvimento da fala ao longo dos anos, além de o corpo já ter se formado.

Essa transformação do Teste da Linguinha em Lei Federal é uma vitória da Fonoaudiologia Brasileira.

A língua do bebê faz um super trabalho de sucção e deglutição para tirar o leite do peito da mãe. E esse processo pode ser dificultado caso o pequeno tenha língua presa.

Outra: os problemas de sucção podem levar o bebê a ser desmamado antes do tempo certo.

O Teste da Linguinha não dói. Assim como não dói caso seja detectada alteração na membrana da língua. O corte da membrana não causa dor.

 

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style