Rua 5, Lote 3, Albany Medical Center, Sala 414, Águas Claras Norte (DF)

Novidades

Xerostomia: o que fazer em caso de boca seca?

Drª Patrícia Pizzo

A Boca seca é também conhecida como Xerostomia, hipossalivação, hipossialia, secura da boca ou ainda, secura bucal.

Ela é um sintoma que pode ou não estar relacionado à falta de saliva, ou seja, nem sempre a boca seca indica uma real falta ou diminuição na produção de saliva.

Para diferenciar se a queixa de boca seca representa uma diminuição na produção salivar é preciso consultar um profissional habilitado que deverá realizar uma consulta detalhada e testes específicos para avaliar os padrões salivares (qualitativamente e quantitativamente) para assim poder fazer um diagnóstico correto.

Assim, é fundamental identificar, por meio de exame clínico detalhado e de um teste chamado sialometria (que pode ser realizado com um Kit para medir a produção de saliva), se a queixa de sentir a boca seca está ou não associada a uma real diminuição na produção de saliva.

Utilizamos o termo xerostomia quando há a sensação de boca seca, porém sem uma real diminuição na produção de saliva, e os termos hipossalivação ou hipossialia, quando há uma diminuição real na produção salivar.

As causas mais frequentes que levam à xerostomia são fatores que desidratam a boca e ressecam a mucosa bucal. Entre estes fatores encontramos a respiração bucal e o ronco, utilizar excessivamente a fala devido à profissão e a desidratação corporal excessiva.

As causas da hipossalivação, que ocorre no caso de uma real diminuição na produção salivar, decorre de inúmeros fatores como estresse excessivo e prolongado, doenças como a Síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares como consequência da radioterapia de cabeça e pescoço.

Estima-se que existam mais de 400 medicações que podem causar a hipossalivação, sendo as mais comuns os antidepressivos, antialérgicos, calmantes, diuréticos e anti-hipertensivos.

Se você tem esse problema agende o seu atendimento conosco pelos telefones (61) 3024-1777 ou (61) 99904-1777.

Compartilhe:

Agende Sua Consulta

!
!
Style switcher

Choose color style